quinta-feira, 14 de abril de 2011

JOGO DA VIDA - CAP. 2






 CAP. 2


UMA NOVELA DE 

Édson Dutra

ESCRITA POR

Édson Dutra

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO

Robson Augusto

Personagens deste capítulo

Adriano
Alberto
Alice
Brenda
César
Felipe
Fredy
Guto
Joaquim
Lílian
Matheus
Matilde
Mônica
Olga
Patrícia
Rúbia
Sérgio
Sônia
Tânia

Participação Especial

Médico



CAPÍTULO 02



CENA 01. HOSPITAL. SALA DE ESPERA. INT. DIA.
Continuação do capítulo anterior. Brenda segura fortemente o braço de Rúbia, que encara a irmã.
RÚBIA (soltando-se de Brenda): - Me solta! O avô também é meu!BRENDA: - Não parece! Você mal dá importância pra ele! Eu te liguei hoje pra dar a notícia, mas não recebi retorno.RÚBIA: - Eu estava ocupada!MATLDE: - Mas eu havia pedido pra você apenas levar as “quentinhas” no projeto ambiental.RÚBIA: - Eu sei, é que lá eu conheci o diretor do projeto que me apresentou as instalações, mas como lá não pega muito bem celular, eu não consegui saber de nada... Fiquei sabendo pelo Guto no restaurante.MATILDE (preocupada): - O Guto! Deve estar trabalhando dobrado!BRENDA: - Não se preocupa vovó... A Rúbia vai ajudá-lo hoje de noite... Eu fico aqui com a senhora no hospital.RÚBIA: - Eu? No restaurante?!BRENDA: - Sim, você Rúbia. É um momento importante... Como não podemos ficar todas aqui no hospital, você e a Alice vão para o restaurante, enquanto eu fico aqui com a vovó.
Rúbia concorda, mesmo não gostando da idéia de ter que trabalhar no restaurante.
CENA 02. RIO DE JANEIRO. APTO SÔNIA. QUARTO. INT. DIA.
Adriano vai falar com Sônia no quarto.
ADRIANO: - Meu amor, o que aconteceu? Você me pareceu não gostar da notícia que eu te dei...SÔNIA: - Capaz querido, é impressão sua... Eu apenas fiquei um tanto surpresa... Imaginei a grandiosidade do projeto...ADRIANO: - E eu vou querer acompanhar tudo de perto. Já vou começar a ver uma casa em Praia Real, assim fica mais fácil de controlar tudo. O que você acha?SÔNIA: - Mudar pra Praia Real?ADRIANO: - É, pelo menos no período de construção do hotel. Eu não conseguiria ficar aqui sem ver tudo crescer... Além do mais, vai ser também uma segunda lua-de-mel, não é? (beijando o pescoço de Sônia).SÔNIA: - Tudo bem, você me convenceu...- (beijando Adriano).
CENA 03. TRANSIÇÃO DO TEMPO. EXTERNAS PRAIA REAL. ANOITECER. / CASA ALBERTO. SALA DE JANTAR. INT. NOITE.
Imagens de Praia Real ao anoitecer. Corta para a casa da família de César, está na hora do jantar. Estão sentados à mesa Alberto e Felipe.
ALBERTO: - Será que hoje vamos jantar só nós dois?TÂNIA (chegando no local): - Não, não, querido! Hoje vocês terão a honra da minha companhia à mesa .FELIPE: - Que maravilha! Um jantar em família!ALBERTO: - Quase, na verdade, falta o César.TÂNIA: - Esse meu filho não tem jeito... Onde foi que eu errei em criar um aficionado por natureza?! Porque não fiz um executivo? Um empresário? Um advogado?... O César sempre nessa história de natureza, simplicidade... Aposto que ele almoça num quiosquinho imundo de beira de praia, como os outros faveladinhos de Praia Real...ALBERTO: - Tânia! Esses faveladinhos, como você diz, também são seres humanos.TÂNIA: - Mas vamos combinar: bem diferentes, né? Eu é que não quero ser humana como eles. Prefiro ser humana com jóias, roupas caras, dinheiro!... E não ser humana com aqueles trapos, aqueles carros comuns...FELIPE (risos): - Tia, você me faz rir com seus comentários!TÂNIA: - É a mais pura verdade meu sobrinho! No Brasil se reclama de tantos problemas e todo mundo esquece que o principal problema do Brasil é o próprio pobre!ALBERTO: - Gente, vamos parar com esse papo e jantar que a gente ganha mais! Se nós começarmos a falar de Brasil não vamos mais parar!
CENA 04. RESTAURANTE MARESIA. SALÃO. INT. NOITE.
Rúbia está no caixa do restaurante quando é surpreendida por César.
CÉSAR: - Olá Rúbia!RÚBIA (envergonhada por estar trabalhando no restaurante): - César! O que você está fazendo aqui?CÉSAR: - Vim ver você. Fiquei com saudade. E também trouxe um presente. (oferecendo uma rosa para Rúbia).RÚBIA: - É linda César! Obrigada! (beijando o rapaz).
Guto faz sinal para Rúbia de que tem trabalho pra fazer e ela conversa com César.
RÚBIA: - Desculpa César não ficar mais tempo com você, mas é que estou cheia de trabalho, meus avós não estão, então...CÉSAR: - Tudo bem, mas eu te espero amanhã lá no projeto, pode ser?RUBIA: - Claro, estarei lá com certeza!
César vai saindo do restaurante quando esbarra em Brenda. Os dois se olham profundamente...
BRENDA: - Desculpa, eu estava distraída e...CÉSAR (impressionado com a beleza da moça): - Não tem problema... Acidentes assim acontecem...
Nesse instante, Guto se aproxima.
GUTO: - Algum problema Brenda?BRENDA: - Nada não Guto, obrigada... (olhando fixamente para César ainda).
Aos poucos, Brenda vai entrando no restaurante e César se afastando.
CENA 05. RIO DE JANEIRO. APTO SÔNIA. QUARTO. INT. NOITE.
Enquanto Adriano toma banho, Sônia, no quarto, caminha com uma certa angústia, temendo o projeto de Adriano de ir para Praia Real.
CENA 06. CASA ALBERTO. SALA DE ESTAR. INT. NOITE.
César chega em casa e encontra Tânia na sala.
TÂNIA: - Até que enfim! Pensei que você tivesse esquecido de sua família, de sua mãe!CÉSAR: - Não exagera mãe! É impossível esquecer de vocês! – diz César.TÂNIA: - Mas você poderia ficar mais tempo com a sua família, com seu pai... Ele sente falta disso... Se você ao menos trabalhasse na empresa...CÉSAR: - Mas eu trabalho na empresa, no setor de proteção ambiental.TÂNIA: - Aquilo não é trabalho César! Não dá dinheiro, não traz lucro! Já tem bastante gente cuidando da natureza pra gente! Se aventure nos negócios! Já estou imaginando você de paletó e gravata, na direção da Best Fish... Futuro presidente desta empresa!CÉSAR: - Não mãe! A gente já conversou sobre isso! Meu negócio não é esse!TÂNIA: - Teu negócio é natureza, rios e matas... César! Acorda!!! A natureza não vai te bancar a vida inteira! E você vai ser o futuro dono de um império do ramo da pesca! Você é o herdeiro de tudo isso! Coisa que nunca a natureza poderá te dar. (T) E o que você vai fazer quando tudo isso estiver em suas mãos? Doar para os deuses da floresta?... Pensa nisso meu filho... (dando beijo em César e indo para o quarto).
CENA 07. RESTAURANTE MARESIA. SALÃO. INT. NOITE.
Guto fecha o restaurante, enquanto Rúbia conversa com Brenda.
RÚBIA: - E a vovó como é que ela está?BRENDA: - Esta lá chateada, né?... Não poderia estar de outro jeito. Mas a Alice ficou com ela enquanto eu arrumo aqui algumas roupas pra levar...RÚBIA: - Brenda, vem cá... Você acha que o vovô vai sair dessa?BRENDA: - Claro Rúbia! Tem que ter fé, acreditar!RÚBIA: - E também tem que ter dinheiro, né? Provavelmente esse tratamento dele deve ser caro!BRENDA: - Pois é... E eu acho que o nosso plano de saúde não cobre... Se ao menos a gente tivesse alguma ajuda, alguma renda extra... O restaurante não é suficiente...RÚBIA (tendo uma idéia): - Deixa comigo! Eu sei como ajudar. Mas vai demorar um pouco...BRENDA: - Rúbia...! O que você está pensando em fazer?RÚBIA: - Deixa comigo! Relaxa...BRENDA: - Bom, vou indo lá pro hospital. A vovó está me esperando...
Brenda sai, despedindo-se de Guto e Rúbia, que fica pensando em seu plano para conseguir dinheiro.
CENA 08. TRANSIÇÃO DO TEMPO. EXTERNAS PRAIA REAL. AMANHECER. / RIO DE JANEIRO. APTO SÔNIA. SALA. INT. DIA.
Imagens de Praia Real ao amanhecer. Imagens do mar, das pessoas no calçadão. Corta para imagens do rio de Janeiro. Pão de Açúcar, Corcovado. Corta para Sônia e Adriano, tomando café.
ADRIANO: - Querida, eu estou tão ansioso com esse projeto, que você nem imagina!SÔNIA (risos): - Eu posso perceber meu amor! Parece uma criança que ganhou um brinquedo novo!ADRIANO: - Praia Real vai conhecer um dos melhores hotéis litorâneos do Rio de Janeiro!SÔNIA: - Mas querido... Eu preciso te fazer uma pergunta...ADRIANO: - Diga meu amor...SÔNIA: - Por que Praia Real? Por que você escolheu aquele lugar?ADRIANO: - Porque é um local que eu gosto muito e muitos turistas vão para lá... Porque você fez essa pergunta? Não gosta de Praia Real? Tem algum motivo forte pra você não gostar de lá?
CENA 09. CASA ALBERTO. SALA DE ESTAR. INT. DIA.
A campainha da casa toca e Olga vai atender.
OLGA (surpresa): - Sérgio?!SÉRGIO: - Eu preciso falar com meu filho Olga.OLGA: - Sérgio! Você sabe que não pode aparecer aqui! Se Seu Alberto descobre, vai ficar louco homem!SÉRGIO (aflito): - Eu preciso falar com o Felipe! Não posso mais ficar nessa situação!
De repente, Tânia chega na sala.
TÂNIA: - Mas o que está acontecendo? Eu ouvi a campainha tocar e... Ah! É você Sérgio? Quem te deu permissão para por os pés aqui em minha casa?SÉRGIO: - Eu vim aqui falar com o Felipe.TÂNIA: - Bem, se você não sabe, ele está trabalhando ou esqueceu? Ah sim, você deve ter esquecido, até porque, emprego você não tem há muito tempo, não é?SÉRGIO: - Olha Tânia, não vim aqui ficar ouvindo suas baboseiras...TÂNIA: - Baboseiras uma ova! Você está na minha casa e tenho o direito de dizer à você o que eu quiser!SÉRGIO: - Não tem não! Você acha que eu não sei que você está por trás da minha demissão da empresa? E também da minha expulsão dessa família?TÂNIA (temerosa): - Como você tem coragem de dizer uma coisa dessas Sérgio?SÉRGIO: - Não se faça de sonsa Tânia! Uma mulher como você é capaz de qualquer coisa!TÂNIA: - Chega! Não vou aceitar suas afrontas! Vá embora! Saia da minha casa!SÉRGIO: - Olga, quando o Felipe chegar, diga a ele que eu preciso falar com ele.OLGA: - Sim, eu direi.
Sérgio sai da casa. Tânia fica pensativa e um tanto nervosa com a desconfiança de Sérgio.
OLGA: - Isso que o Sérgio disse é algo muito sério...TÂNIA: - E você não se meta Olga! É apenas a governanta e não um membro da família. (saindo da sala).
Olga fica pensando, um tanto desconfiada da situação...
CENA 10. HOSPITAL. SALA DE ESPERA. INT. DIA.
Brenda pensa em César, lembrando da cena em que eles se esbarram no restaurante e trocam olhares.
CENA 11. PROJETO AMBIENTAL. SALA DE REUNIÕES. INT. DIA.
César fica pensando em Brenda, lembrando da cena do restaurante, quando é surpreendido por Fredy.
FREDY: - E aí rapaz! Pensando na vida? Não, não, melhor: pensando em mulher?CÉSAR: - Fala Fredy!... Estava pensando sim, numa garota que eu conheci... quero dizer, que eu esbarrei no restaurante aqui da praia... Ela é linda...FREDY: - Xiii... Tá apaixonado já? Amor à primeira vista?CÉSAR: - Não, capaz... Eu só achei ela bonita, só isso...FREDY: - Aham, tô sabendo...CÉSAR: - Ok, chega de papo furado e vamos ao que interessa... A Lílian vai vir hoje? Ela iria trazer o protocolo do novo programa do projeto ambiental...LÍLIAN (entrando na sala).: - Cheguei! Desculpem a demora!FREDY: - Certo, você trouxe o material?LÍLIAN (apresentando o material para os colegas): - Está tudo aqui...
CENA 12. RESTAURANTE MARESIAL. SALÃO. INT. DIA.
Rúbia conversa com Patrícia.
RÚBIA (animada): - Ele é tudo de bom Paty! É o homem dos meus sonhos!PATRÍCIA: - Que show amiga! Ele é bonito mesmo?RÚBIA: - Sim! Lindo! Olhos claros, corpo magnífico, e o melhor... É rico!PATRÍCIA: - Fantástico!RÚBIA (risos): - Eu sou ou não sou uma garota de sorte?PATRÍCIA: - Rúbia! Porque você não leva ele na minha festa?RÚBIA: - Boa idéia! Mas será que ele vai gostar? É que não sei, ele não parece ser muito baladeiro...PATRÍCIA: - Não custa nada tentar, né? Assim você também já o apresenta para toda galera!RÚBIA: - Isso mesmo! Pode deixar. Na tua festa, eu não estarei desacompanhada!
CENA 13. SHOPPING PRAIA REAL. PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO. INT. DIA.
Alice toma um lanche na praça de alimentação, quando Matheus, que andava de skate dentro do shopping e escapava dos seguranças, bate em sua mesa. Alice, que estava se levantando para ir embora, é surpreendida. Os dois caem no chão.
ALICE: - Poxa! Você não olha por onde anda rapaz! Não pode andar com isso aqui dentro!MATHEUS: - Foi mal aí!
Alice olha fixamente para Matheus...
MATHEUS (saindo): - Eu vou saindo, antes que eles me peguem! Falo! Desculpa aí!
Alice fica pensativa, com impressão de quem gostou do rapaz. Ela olha para o chão e encontra a carteira dele no chão. Ela tenta avisá-lo, mas não o encontra.
CENA 14. RIO DE JANEIRO. APTO SÔNIA. SALA. INT. DIA.
Adriano interroga Sônia.
ADRIANO: - Então Sônia, porque você não gosta de Praia Real?SÔNIA (tentando arranjar desculpas): - Eu gosto de Praia Real, mas..ADRIANO: - Mas...?SÔNIA: - Mas com tantas praias melhores, achei que...ADRIANO: - Sônia, meu bem... Praia Real é um lugar abençoado pela mãe natureza! Os turistas gostam disso e meu hotel vai cair como uma luva naquele lugar...SÔNIA: - Tudo bem, querido, tudo bem... E quando vamos para lá?ADRIANO: - O mais rápido possível! Acho dentro de dois dias... Falei com um amigo de lá, ele conseguiu uma casa para gente ficar lá, no bairro Prainha... Já ouviu falar?
Sônia deixa sua xícara cair no chão.
ADRIANO: - O que houve?!SÔNIA: - Nada... Eu sou tão desastrada... Está tudo bem, eu vou lá dentro trocar de roupa...
Adriano desconfia de que algo não está bem, mas logo deixa passar.

CENA 15. HOSPITAL. SALA DE ESPERA. INT. DIA.
O médico conversa com Matilde e Brenda.
MÉDICO: - Seu Joaquim está apresentando uma boa recuperação...MATILDE (esperançosa)- Então ele já pode voltar para casa?MATILDE: - Ainda não dona Matilde, mas ele já está no quarto. Vocês já podem ir vê-lo.BRENDA (abraçando a avó): - Que bom! Que maravilha!MÉDICO: - Mas com calma, ele ainda está se recuperando.
Brenda e Matilde se abraçam felizes.

CENA 16. BEST FISH. FRENTE SALA DE ALBERTO. INT. DIA.
Felipe vai até a sala de Alberto. Mas antes ele fala com Mônica, a secretária.
FELIPE: - O Sr. Alberto está na sala?MÔNICA: - Não Sr. Felipe, ele está numa pequena reunião com alguns empresários mas logo estará de volta...Quer deixar algum recado?FELIPE: - Não, eu só vou pegar alguns papéis ali dentro e já estou saindo.

CENA 17. SEQ. CENA 16. BEST FISH. SALA ALBERTO. INT. DIA.
Felipe entra na sala, tranca a porta e vai em direção ao arquivo de Alberto, procurar os documentos das operações financeiras e também dos novos contratos da empresa, afim de alterá-los e desviar parte dos lucros para sua conta. De repente, a maçaneta da porta se mexe e Felipe percebe que alguém quer entrar.

FIM DO CAPÍTULO


REALIZAÇÃOTELE-NOVELAS PRODUÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário