quinta-feira, 24 de março de 2011

IRMÃOS CORAGEM - CAPÍTULO 21



Roteirizado por Antonio Figueira
do original de Janete Clair

CAPÍTULO 21

PARTICIPAM DESTE CAPÍTULO:

FAUSTO PAIVA
DUDA
PEDRO BARROS
MACIEL
MARIA DE LARA
DELEGADO FALCÃO
ESTELA
PADRE BENTO
DALVA
JOÃO


CENA 1 - RIO DE JANEIRO - SEDE DO FLAMENGO - CONCENTRAÇÃO - NOITE.

As luzes estavam todas apagadas. Silencio no dormitório da concentração do Flamengo. Duda entrou, pé ante pé. Olhou, de longe, sua cama. “Parece que está como eu deixei”. – pensou o rapaz. Retirou os sapatos para amortecer o ruído das pisadas. Era todo medo. Todo apreensão. Chegou até a cama. Sentou-se á borda e puxou a colcha, para deitar-se. O susto fê-lo levantar-se, de um salto. Alguém estava deitado no seu lugar.


FAUSTO PAIVA - (vermelho de raiva) Foi dar um passeio, Duda?

Duda sentiu-se diminuir. Abaixou a cabeça, humilde. Fausto expelia a ira concentrada há várias horas, repetindo quase as mesmas palavras que Duda dissera a Ritinha, minutos atrás.

FAUSTO PAIVA - Você só faz besteira, bobagem! Besteira em cima de besteira! Parece um... débil mental! Nunca vi coisa igual! Não dá uma dentro, seu idiota!

Duda aceitava as ofensas, sem dizer palavra.

DUDA - Sim... Sim, senhor, seu Fausto.

FAUSTO PAIVA - Jogador irresponsável. Assim você não vai a lugar nenhum, está me ouvindo?

DUDA - Estou... estou sim, senhor, seu Fausto.

Nas outras camas as cabeças se levantavam para ver e ouvir o ataque do “Seu Fausto”.

FAUSTO PAIVA - Um jogador consciente não pode se perturbar. A gente está se preparando para um jogo importante. Se perdermos, este campeonato estará em perigo. Esses probleminhas com a mulherzinha vão se refletir na sua atuação durante a partida.

DUDA - (reagiu, brandamente) Eu fui buscar minha mãe.

Fausto não aceitou a justificativa.

FAUSTO PAIVA - Cale a boca. Estou falando e aqui quem fala sou eu! Se continuar assim te afasto da equipe e mando a diretoria te multar em 60 por cento do seu salário. Está ouvindo bem?

DUDA - Isto não vai se repetir, seu Fausto.

FAUSTO PAIVA - Estou avisando!

Fausto retirou-se, enfurecido, enquanto Duda deitava-se e cobria-se, chocado com o desenrolar dos acontecimentos. O craque, humilhado, viu as horas avançarem. Era madrugada quando conseguiu fechar os olhos...

CENA 2 - FAZENDA DE PEDRO BARROS - CASA- GRANDE - SAL - INT. - NOITE.

Na casa de Pedro Barros, Maria de Lara , de verdade, bela e meiga, descia as escadas para falar com o pai. O coronel reduziu o som da vitrola, quando viu a filha. Correu a abraçá-la.

Olhou para os presentes: Maciel, Falcão e Estela.

PEDRO BARROS - Gente, tenho uma coisa pra dizer proceis.(olhou para a filha, com orgulho. Alisou-lhe a fronte) Minha filha aqui... é meu orgulho... graças a Deus, tá mais melhor.

MARIA DE LARA - Melhor, pai.

PEDRO BARROS - Pois é. Melhor. (chamou o Delegado Falcão) Vem cá, Falcão, se aproxime...

O Delegado se aproximou, desajeitado, palito a dançar no canto da boca.

PEDRO BARROS - Minha filha... eu acabo de fazer um trato com o Seu Delegado Falcão. Acabo de dá sua mão em casamento prêle.

CENA 3 - COROADO - IGREJA - INT. - DIA.

Maria de Lara não desistia da idéia. Tinha de saber minúcias dos acontecimentos ocorridos naquele dia. Ninguém melhor que o padre Bento para lhe fornecer os esclarecimentos
desejados. Voltou á Igreja de Coroado. Ela e a tia Dalva.

PADRE BENTO - Minhas filhas... que Deus as abençoe.

MARIA DE LARA - Padre, eu queria saber como e por que eu estava naquele dia em companhia do Senhor João Coragem...

O jovem Coragem – sem que ninguém soubesse – encontrava-se escondido por trás de uma coluna. Ouvia, atento, as indagações da mulher a quem amava.

PADRE BENTO - Acho melhor falarmos sobre isso em outra ocasião.

MARIA DE LARA - Papai já lhe contou a novidade?

PADRE BENTO - Sobre o que?

DALVA - As loucuras do meu cunhado. Para que o delegado Falcão o ajude em determinada coisa, prometeu-lhe a mão de Lara em casamento.

João sentiu a terra fugir sob seus pés.

PADRE BENTO - Em casamento?

MARIA DE LARA - É, em casamento. Papai quer que eu me case com o Senhor Diogo Falcão.

João estava fora de si. Saiu detrás da coluna, horrorizado com a notícia.

JOÃO - Ela não pode... não pode se casar com ninguém!

Padre Bento o detém, com as mãos viradas para cima.

PADRE BENTO - Pare, João!

Maria de Lara estremeceu ao ouvir a voz de João.

MARIA DE LARA - Esperava uma oportunidade de encontrá-lo, Senhor João.

JOÃO - Pra que? Pra me agradecer?

MARIA DE LARA - Não.

JOÃO - Pra me gratificar? Eu não quero sua esmola.

DALVA - (com franqueza) Acho ótima a oportunidade de encontrá-lo. Eu quero lhe pedir um favor. Não queremos ofendê-lo. Não. Absolutamente. Mas é preciso que se coloque no seu devido lugar. Esta é uma advertência, seu João. De uma vez por todas... deixe minha sobrinha em paz!

Dalva, - autoritária e cheia de preconceitos – puxando pelo braço da sobrinha, retirou-se de dentro da igreja. Saíram apressadas, sem levantar os olhos para o rude garimpeiro.

JOÃO - O senhor está do lado de quem, padre?

PADRE BENTO - João, estou com você, meu filho.

JOÃO - Não, o senhor não tá comigo. Senão... não me tinha obrigado a fazê aquele maldito juramento. O senhor tá do lado de Pedro Barros, do lado de Falcão.

Padre Bento colocou a mão sobre os ombros do rapaz. Com gesto suave e amigo.

PADRE BENTO - João, este é um caso grave, particular, entre você e esta moça. Ninguém tem de saber de coisa nenhuma, nem mesmo a tia dela, ouviu?

JOÃO - Mas agora eu tou entendendo bem. Agora eu vejo as coisa, padre. O senhor tá contra mim. Pra ela se casá com o Falcão.

Deu as costas ao sacerdote, dirigindo-se para a porta de saída.

CORTA PARA:

CENA 4 - COROADO - IGREJA - EXT. - DIA.

Lara e Dalva aguardavam, o chofer no lado de fora do carro de Pedro Barros. O padre se aproximou do automóvel.

MARIA DE LARA - O que é que o Senhor João tem? Parece fora de si.

PADRE BENTO - Está mesmo fora de si...

MARIA DE LARA - Coitado. Afinal... tenho pena dele. Muita pena. Parece ser um bom rapaz.

FIM DO CAPÍTULO 21



E NO PRÓXIMO CAPÍTULO...

* JOÃO SURPREENDE O PROMOTOR RODRIGO CÉSAR BEIJANDO A ÍNDIA POTIRA.

* JERÔNIMO E RITINHA VÃO AO APARTAMENTO DE PAULA E A FLAGRAM NA MAIOR INTIMIDADE COM DUDA.

* SINHANA, ANTES DE VOLTAR A COROADO, RESOLVE AGIR PARA DESMASCARAR A AMANTE DE DUDA E EXPULSÁ-LA DA VIDA DO FILHO.

NÃO PERCA O CAPÍTULO 22 DE IRMÃOS CORAGEM!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário