terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DICA PARA SER UM BOM ROTEIRISTA BY AGUINALDO SILVA


Você tá mesmo a fim de aprender a escrever roteiro, ô Zé Ruela? Então não perca tempo com mariquices. Nada de ficar conformado com “Vale Tudo”, “Senhora do Destino” ou “O Clone”, vá mamar direto no peito da vaca, de onde sai o leite quente… E o leite quente agora é Boardwalk Empire, o seriado americano que tem roteiros melhores que quaisquer – eu disse QUAISQUER – dos filmes que tenham estreado nos últimos cinco anos, incluindo os que ganharam os óscares.
Desde Os Sopranos que não se via nada parecido; e a essa altura estou tentado a dizer que este seriado, graças aos dedinhos mágicos de Martin Scorcese, e da turma trazida de Os Sopranos, é um passo adiante deste: é uma lição, minuto a minuto, cena a cena, take a take, da arte de produzir, dirigir e, principalmente, de escrever roteiros. Por favor, baixe o episódio 07, que está na internet pra quem quiser ver no computador, inclusive legendado em português. Veja, reveja, triveja… E, caraças, aprenda!

Preste atenção, principalmente na personagem à “fantasma da ópera”, o mascarado vivido por Jack Huston (na foto acima). Este ator faz parte de uma dinastia hollywoodiana: é bisneto de Walter, neto de John e filho de Angélica Huston. Beba, como se fosse um néctar dos deuses, cada diálogo das cenas em que ele aparece… Mas não perca de vista nem por um momento sequer a personagem principal, vivida por Steve Buscemi… E prepare-se para um dos finais mais surpreendentes e impactantes da história dos seriados.
Sim, encare essa tarefa como se fosse um dever de casa que este seu professor velho e cansado lhe passou… E depois escreva aqui o que achou. E se você disser que não achou lá essas coisas, então se conforme com a sorte: desista de ser roteirista e vá se candidatar a um emprego público.
Mas se você acha que seu negócio é televisão, então, além de ver, dissecar e analisar Boarwalk Empire, ilustre-se!
Taí a dica quem entende do assunto. Não perca tempo e mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário